FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

terça-feira, 3 de julho de 2007

The Palm - Jumeirah

Engenheiros em Dubai, no Oriente Médio, vão realizar o que talvez seja o mais agressivo e inovador projeto de melhoramento de uma área no mundo: a criação de quatro grupos de ilhas artificiais que irão adicionar centenas de quilômetros de costa ao país. Usando tecnologia GPS, as ilhas serão construídas em grupos que lembram a forma de palmeiras e uma delas representa os continentes do mundo. A primeira ilha – Palm Jumeirah – está quase pronta e se estende 5 km da costa de Dubai para o mar e é situada próxima do famoso hotel em forma de barco Burj Al Arab Hotel. Este grupo tem 5 km de largura e sua ilha principal contém 17 “folhas” – cada uma com 700 m, que saem de um “tronco” de aproximadamente 2 km de comprimento e 450 m de largura. Uma ilha externa em forma de arco com 11 km protege a ilha interna do mar aberto e previne a ocorrência de erosão.
Em seu ponto mais profundo, a base da ilha externa fica a 11 metros de profundidade e ergue-se quatro metros acima do novel do mar na maré baixa e foi desenhado para proteger a formação de ilhas contra as piores condições marítimas imagináveis. Engenheiros colocaram aberturas dos dois lados da meia-lua para permitir que a água do mar seja trocada a cada 14 dias, para impedir que a água presa do lado de dentro da barragem fique parada.
O fundo da meia-lua é uma pequena montanha de areia, tirada do mar e não do deserto porque, de acordo com os engenheiros, a areia do mar é mais sustentável em relação ao ambiente e mais estável do ponto de vista sísmico. Os engenheiros usaram um GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) diferencial para conferir a precisão da colocação de areia, com margem de erro de um centímetro.

Agora, um vídeo, que está em inglês, mas pelas imagens dá pra pegar bastante coisa:



Para ver as fotos (que impressionam bastante) dessa ilha artificial, clique no link abaixo:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=433707


Quanto as outras ilhas (A Palm Jebel Ali, Palm Deira e The World Islands), trarei os detalhes de cada uma nas próximas postagens.



Alguns trechos do texto acima foram retirados das revistas Civil Engineering, de agosto de 2005 e National Geographic, Ed. 82, de Janeiro/2007.



Nenhum comentário: