FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

segunda-feira, 2 de julho de 2007

DRYWALL

O Drywall é um sistema interessantíssimo de construção de paredes internas, utilizado principalmente em edifícios, que chegou no Brasil a cerca de dez anos, mas que já é utilizado na Europa e nos Estados Unidos há muito tempo.
A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. Os revestimentos de paredes, teto e piso do sistema drywall utilizam chapas de gesso acartonado.
O gesso acartonado surgiu por volta de 1895 nos Estados Unidos, criado por Augustine Sackett, juntando a resistência à tração, que é proporcionada pelo cartão e a resistência à compressão, proporcionada pelo gesso.
O painel de gesso acartonado é composto por um ‘sanduíche’ de cartão-gesso-cartão; esse ‘recheio’ é obtido través da mistura do gesso comum a alguns aditivos que:
• aumentam a porosidade da pasta para tornar o painel de gesso acartonado leve (10Kg/ m²);
• aumentam a resistência mecânica;
• aderem o cartão ao gesso.
O cartão empregado nos painéis é fabricado exclusivamente para este fim e recebe tratamentos em sua composição e estrutura (que são regidos por normas internacionais).
Os painéis de gesso acartonado são utilizados para a construção de paredes, forros, ‘meias-paredes’ e para revestimento.
A placa de gesso de espessura de 7,50 a 15,50 mm revestida em ambos os lados por múltiplas camadas de papel resulta em espessuras finais das placas de 10 a 18 mm.
As placas de gesso acartonado possuem bordas rebaixadas para execução das juntas, e podem ser de três tipos, de acordo com a utilização a qual se destinam:
• Normais: (padrão ou standard), para paredes sem exigência especifica;
• Resistentes à umidade: tratadas com produtos hidrofugantes, como o silicone.
• Resistentes ao fogo: possuem aditivos para retardar a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça.
Espessuras, larguras e resistências podem ser ajustadas de acordo com o projeto. Pode-se aumentar o número de placas, elevando a resistência mecânica e ao fogo e melhorando a isolação acústica.
O sistema é constituído basicamente de uma estrutura leve em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc).
Montada a estrutura principal, pode-se colocar uma ou mais placas, fazer tratamento acústico ou térmico, adicionar reforços necessários para sustentar armários ou pias, verificar onde serão usadas paredes especiais para umidade ou resistência ao fogo.
Terminada a montagem, a superfície resultante é uniforme, com aparência monolítica, e aceita qualquer tipo de revestimento: pintura, colagem, cerâmica, pastilhas e até mesmo pedras, como mármores.
Para a isolação acústica são usadas várias placas com os seus vazios preenchidos com lã mineral. Por fim, para a fixação dos painéis, cada fabricante disponibiliza de um sistema de buchas e parafusos específico, incluindo pontos de ancoragem de cargas, que suportam até 30kg por ponto fixo.

E também tem um vídeo bastante interessante, que mostra desde o processo de fabricação das chapas até a montagem final utilizando o sistema drywall. Veja abaixo:




Para maiores informações sobre o sistema drywall acesse os sites abaixo:

http://www.knauf.com.br/

http://www.drywall.org.br/
Esse último link só funciona corretamente no Internet Explorer, quem usa o Mozilla Firefox como eu, não vai conseguir acessar todas as páginas do site. E quem não usa mas quer utilizar esse excelente navegador, basta baixá-lo aqui mesmo no blog, clicando no ícone do Firefox que tem aqui do lado.



Nenhum comentário: