FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

quarta-feira, 4 de julho de 2007

ENGENHARIA CIVIL

Essa postagem eu já deveria ter feito desde o início, mas como já sou estudante do curso, acabei me passando nesse detalhe importante, que é o de informar não só os estudantes e profissionais de engenharia, mas também aqueles que ainda irão começar a longa jornada e os que ainda não se decidiram e buscam informações para se decidir de uma vez. Mas como nunca é tarde para começar, vou falar agora sobre essa profissão que me orgulho muito de ter escolhido.


Engenharia Civil

Engenharia Civil juntou seus primeiros tijolos, no Brasil, no período colonial, com a construção de fortificações e igrejas. Somente em 1808, com a chegada da família real e a fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro nasceu a primeira escola de engenharia brasileira. Quem fazia trabalhos nessa área, naquela época, era denominado engenheiro militar, embora não exercesse a carreira militar.
É tarefa do engenheiro civil construir casas, prédios, pontes, barragens, abrir estradas e canalizar rios e córregos. Atuando sempre em parceria com outros profissionais, como o arquiteto, o topógrafo, o geólogo e o engenheiro de agrimensura, o engenheiro civil precisa também de conhecimentos técnicos de hidráulica, eletricidade, telefonia, transporte, entre outros, além de habilidade para administração e gerenciamento.
Sua rotina inclui o corre-corre diário entre a obra e o escritório, horas de desenho sobre a prancheta ou na tela do computador. Além dos cálculos, ele também deve dominar o universo de materiais, produtos, equipamentos e técnicas usados em obras civis. Conhecido por atuar em construções, o engenheiro civil tem espaço, ainda, nos setores auxiliares: drenagem, concretagem, pintura, topografia, dragagem e montagens industriais – construções para equipamentos industriais.
Como nos demais ramos da engenharia, a Civil se potencializa cada vez mais em virtude dos avanços tecnológicos. Portanto, é fundamental que, tanto o aluno quanto o profissional em início de carreira façam cursos de atualização.
O curso de Engenharia Civil tem duração média de 5 anos e as áreas de atuação são as seguintes:
Construção urbana: gerencia e supervisiona construção de obras da fundação ao acabamento final, dos mais variados materiais.
Consultoria: analisa, altera o uso, recupera e protege as obras já construídas, faz ensaios e testes de materiais para o controle da qualidade das edificações.
Projeto: estuda e planeja obras de cunho público.
O salário inicial do engenheiro civil varia entre R$ 1500 e R$ 2000.



Nenhum comentário: