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segunda-feira, 9 de julho de 2007

Falkirk Wheel - Complexo Millenium Link

O Millennium Link é um ambicioso projeto de 84,5m de comprimento idealizado com o objetivo de restaurar a navegação pela Escócia entre o histórico Forth & Clyde Canal e o Union Canal, conseguindo assim um corredor que reativaria a atividade no centro da Escócia.
O maior desafio para alcançar esse objetivo era o desnível existente entre os dois canais: o Forth & Clyde Canal está 35m (115pés) acima do nível do Union Central. Antigamente, os dois canais eram conectados em Falkirk por um uma série de 11 eclusas distribuídas ao longo de 1,5 km, mas esta conexão foi desativada em 1933.
Assim era preciso encontrar um método rápido e simples, que conectasse os dois canais içando os barcos pelos 35 m. de desnível. A British Waterways, apresentou uma solução visionaria aproveitando a oportunidade para criar uma estrutura espetacular que com certeza seria perfeita para a comemoração do milênio, e um símbolo para o futuro: o Falkirk Wheel - o primeiro elevador giratório de barcos do mundo.
Conectando dois canais com mais de 115 pés de desnível, o Falkirk Wheel é uma solução inovadora que resolve o velho problema de transferir os barcos entre níveis diferentes. O complexo foi o produto do trabalho conjunto da British Waterways, da Ove Arup Consultants, a Butterley Engineering e o escritório de arquitetura RMJM.
O design da Falkirk Wheel explora a simplicidade da física, impondo o mínimo de energia necessário para girar uma massa fenomenal de água e aço com graça e elegância. A grande Roda é movimentada por 10 motores hidráulicos responsáveis pelo giro das duas gôndolas, que acomodam até 4 barcos de 20 metros de uma vez cada uma, e possui a capacidade de levantar 600 toneladas de água a 35 metros de altura em menos de 15 minutos.


Como Funciona?

Os barcos que entram na gôndola pelo canal superior descem, junto com a água em que eles estavam flutuando, para o nível inferior. Ao mesmo tempo a outra gôndola - que tem um peso igual - sobe em direção ao nível superior. Tudo funciona conforme o Principio de Deslocamento de Arquimedes. Isto é, o barco que entra na gôndola desloca um volume proporcional de água, para que a combinação barco + água fique sempre igual a massa original.
Cada gôndola se apóia sobre pequenas rodas que se encaixam em um carril curvado único no interior da abertura de cada braço. Na teoria, isto deve ser suficiente para assegurar que elas sempre permaneçam horizontais, mas qualquer fricção ou o movimento brusco poderia fazer com que a gôndola travasse ou se inclinasse. Para garantir que isto nunca aconteça e que a água e os barcos sempre mantenham o nível em todas as partes do ciclo, foram projetadas uma série de rodas dentadas inter-ligadas.
Dada o precisão do equilíbrio das gôndolas e ao simples mas inteligente sistema dentado, é necessária uma quantidade muito pequena de energia para movimentar a Roda. Na verdade apenas um grupo de 10 motores hidráulicos localizados na espinha central que produzem apenas 1,5kw de eletricidade é suficiente para acionar todo o conjunto.

A Construção

As diversas partes do Falkirk Wheel foram construídas e montadas como um gigantesco jogo de armar, na Butterley Engineering´s Steelworks em Derbyshire. Ainda em fábrica foi realizada a pré-montgem completa das 1,200 toneladas de aço, ajustando as peças com uma margem de erro de apenas 10mm assegurando o perfeito encaixe final.
No verão de 2001, a estrutura foi desmontada e transportada em 35 caminhões para Falkirk, onde foi realizada a montagem final no chão, das 5 grande seções posteriormente içadas com um guindaste para ser colocadas na sua posição final.
A gôndola, com um total de 800 toneladas (somando peso próprio + água + barco), impõe imensas tensões na estrutura quando se movimenta em volta da espinha central. As soldas normais de aço seriam suscetíveis a fadiga induzida por esse stress, então para fazer a estrutura mais robusta, as seções de aço foram receberam juntas aparafusadas. Foram utilizados mais de 15.000 parafusos.


E agora, um vídeo mostrando o funcionamento do Falkirk Wheel:




Para ver o texto na íntegra, Clique Aqui.


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