FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Edifício ecologicamente correto

Um novo arranha-céu será construído na cidade de Guangzhou, China, integrando dezenas de tecnologias “verdes” para criar o que talvez seja o edifício mais ambientalmente eficiente no mundo. Projetado pela empresa SOM de Chicago, a torre Pearl River usa suas formas para incorporar tecnologias ambientalmente corretas, tais como turbinas eólicas e painéis solares.
A filosofia do projeto, vencedor de um concurso internacional, é projetar um edifício que produza toda a energia por ele consumida. A torre Pearl River terá 300 m de altura e será dividida verticalmente em três seções. A estrutura de aço irá suportar um núcleo de concreto armado e colunas perimetrais. O projeto inclui turbinas eólicas instaladas no núcleo do prédio. A forma da estrutura permite que o vento passe pelo corpo do edifício, onde diferenças de pressão na frente e atrás do mesmo provocam a aceleração do vento, aumentando quase duas vezes e meia o potencial de geração de energia. Painéis solares serão colocados no exterior nas fachadas laterais da torre.
Um sistema inovador de radiação de calor instalado no telhado do edifício será a fonte principal do resfriamento do interior da torre, em vez de um sistema de ar-condicionado convencional. A torre Pearl River será ventilada com ar 100% renovado e o ar será submetido a uma irradiação germicida ultravioleta antes de entrar no edifício. O ar será circulado naturalmente por meio de dutos localizados sob os pisos.
A obra será inaugurada em 2009.


Para conhecer mais a Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) acesse:

http://www.som.com/


Texto traduzido e adaptado da revista Civil Engineering – Janeiro / 2007.


Nenhum comentário: