A Ponte de Donghai, em português, Ponte do Mar Oriental, situa-se na República Popular da China e liga o novo porto da cidade de Xangai, Luchaogang, às ilhas Yangshan, onde está em construção um gigantesco porto de águas profundas.
É a segunda maior ponte do mundo sobre o mar, medindo 31,5 km no total, dos quais 24,6 quilômetros sobre as águas.
Mar com profundidade de 5 a 10 metros, assolado por ventos fortes e ondas de 6 metros, e com uma variação de 5 metros entre marés, foram apenas algumas das dificuldades com que a execução de um projeto desta envergadura se defrontava. O os técnicos consideravam que haveria apenas a possibilidade de trabalhar no exterior em 180 dias por ano, apontando para um tempo de construção de sete a oito anos.
Iniciada a 26 de Junho de 2002, a estrutura em si seria acabada em 26 de Maio de 2005, menos de três anos após o seu início, estabelecendo um recorde de rapidez na construção, apesar dos ventos, marés e furacões que se abateram sobre o local dos trabalhos. Os acabamentos, que consistiram na asfaltagem e instalação de equipamentos de sinalização e de segurança, foram concluídos em seis meses.
Apenas três anos e meio depois de ter sido iniciada, a ponte seria inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2005.
6 000 operários, engenheiros e técnicos, remunerados muito acima da média chinesa, com horários de 12 horas de trabalho e habitando na própria ponte à medida que ela ia sendo construída, contribuíram sem dúvida para este "milagre", ao qual não terá também sido alheia a organização perfeita e a adequada gestão de toda esta mão de obra.
Ficha técnica
Comprimento total : 31,5 km ( em três seções: aproximação sul 2,4 km + 24,6 km sobre o mar + 4,5 km de ligação às ilhas).
Largura da via : 31,5 m ( 33 metros nas pontes suspensas ).
Vias de tráfego : 6 vias de circulação + 2 vias laterais de emergência.
Pilares : 670 séries espaçadas de 50 m + 2 torres.
Tabuleiro : 670 seções pesando cada um 1 600 toneladas colocados com uma margem de erro máxima de apenas 5 mm. Foram necessárias 100 000 toneladas de asfalto para o revestimento.
Ponte suspensa principal : comprimento de 420 m, altura das torres de 159 m e altura do tabuleiro acima das águas de 40 m (possibilitando assim a passagem de navios de qualquer porte).
Custo total: 1,1 bilhão de euros.
Largura da via : 31,5 m ( 33 metros nas pontes suspensas ).
Vias de tráfego : 6 vias de circulação + 2 vias laterais de emergência.
Pilares : 670 séries espaçadas de 50 m + 2 torres.
Tabuleiro : 670 seções pesando cada um 1 600 toneladas colocados com uma margem de erro máxima de apenas 5 mm. Foram necessárias 100 000 toneladas de asfalto para o revestimento.
Ponte suspensa principal : comprimento de 420 m, altura das torres de 159 m e altura do tabuleiro acima das águas de 40 m (possibilitando assim a passagem de navios de qualquer porte).
Custo total: 1,1 bilhão de euros.
Texto retirado deste Link.
Para ver mais fotos da ponte, acesse o endereço abaixo:
http://www.stephanecompoint.com/11,465.html
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