A China completou no leste do país a construção da mais longa ponte sobre o mar no mundo, com 36 km de comprimento.
A ponte Baía de Hangzhou, que liga as cidades de Jiaxing, perto de Xangai, a Cixi, começou a ser construída em 2003 e custou US$ 1,42 bilhão.
Nesta terça-feira, os dois lados da ponte foram ligados, mas equipes de trabalho permanecem no local, trabalhando no capeamento das pistas e na instalação de cabines de pedágio.
O trabalho só deve ser concluído em novembro. A inauguração deve ocorrer a tempo da Olimpíada de Pequim, no ano que vem.
Até agora, a maior ponte sobre o mar era a Ponte de Donghai, também na região de Xangai, com 31,5 km. A título de comparação, a maior ponte do Brasil – a ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro – tem 13,3 km de extensão.
Investimento
A construção da ponte Baía de Hangzhou é um dos muitos projetos de infra-estrutura em andamento na China, que se prepara para os Jogos Olímpicos.
Segundo a Xinhua, agência de notícias estatal chinesa, mais da metade do custo da ponte foi financiado pela iniciativa privada.
Essa é a primeira vez que o governo não é o principal investidor em um projeto de infra-estrutura na China.
A ponte, com seis faixas de rolamento, permitirá reduzir de 400 km para 80 km a distância entre Xangai e outra importante cidade chinesa, Ningbo, que fica a cerca de 70 km de Cixi.
Reportagem retirada deste Link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário