FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Construção Sustentável

Se tentarmos mapear o caminho que percorrem os materiais que usamos para construir ou reformar uma casa, o quadro traçado será, no mínimo, preocupante.
No nascedouro, veremos que a indústria da construção civil é a que mais retira matérias-primas da natureza. No meio do trajeto, encontraremos produtos nocivos à saúde de quem convive com eles entre quatro paredes.
Mesmo assim, nem o ambientalista mais ferrenho há de engavetar suas plantas, porque é possível erguer uma casa sem demolir o ambiente -e isso não tem nada a ver com construí-la no meio do mato. O caminho é a construção sustentável, que não engloba só a escolha de materiais de baixo impacto ambiental mas também de tecnologias que permitam à casa funcionar sem exaurir os recursos naturais, como água e energia.
A construção sustentável abraça também produtos e conceitos ecológicos, mas não se resume a eles. "Todo produto ecológico é sustentável, mas nem tudo que é sustentável é ecológico", estrutura Márcio Araújo, consultor do Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica).
Um exemplo de sustentável que não é ecológico são os produtos reciclados, como telhas de embalagens longa vida e conduítes de embalagens de agrotóxicos desintoxicadas.
"Uma obra em meio urbano deveria usar reciclados. O uso desses materiais mostra que somos responsáveis pelo que consumimos", completa Araújo.
Até o cimento e os plásticos, que nada têm de ecológicos, podem ganhar uma faceta sustentável. É o caso do cimento CP 3, produzido com resíduos da indústria siderúrgica. Os plásticos "do bem" são os que podem passar por reciclagem e não são nocivos à saúde.
Outro exemplo de que é possível construir usando materiais e tecnologias sustentáveis é que recentemente saiu o vencedor da primeira licitação no Brasil para uma obra pública sustentável -a construção começará em março.
Será o laboratório de pesquisas da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (MG), e o edital, feito sob supervisão do Idhea, exige itens como concreto com cimento CP 3, fôrmas de plástico em vez das de madeira, impermeabilizante vegetal, tijolos de solo-cimento e pintura mineral.
Na imagem abaixo, exemplo de materiais de construção ambientalmente corretos. (Clique para ampliar)



Para ver o texto na íntegra, Clique Aqui.


Nenhum comentário: