FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lajes Nervuradas

Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte."
As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos. Surgem, como uma das alternativas, as lajes nervuradas.


Resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras, e os materiais de enchimento têm como função única substituir o concreto, sem colaborar na resistência.
Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo. Além disso, o emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.



CARACTERÍSTICAS DAS LAJES NERVURADAS

Serão considerados os tipos de lajes nervuradas, a presença de capitéis e de vigas-
faixa e os materiais de enchimento. As lajes nervuradas podem ser moldadas no local ou podem ser executadas com nervuras pré-moldadas.

1. Laje moldada no local:
Todas as etapas de execução são realizadas "in loco". Portanto, é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos, além do material de enchimento. Pode-se utilizar fôrmas para substituir os materiais inertes. Essas fôrmas já são encontradas em polipropileno ou em metal, com dimensões moduladas, sendo necessário utilizar desmoldantes iguais aos empregados nas lajes maciças.

2. Laje com molduras pré-moldadas:
Nessa alternativa, as nervuras são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da fôrma tradicional. Essas vigotas são capazes de suportar seu peso próprio e as ações de construção, necessitando apenas de cimbramentos intermediários. Além das vigotas, essas lajes são constituídas de elementos de enchimento, que são colocados sobre os elementos pré-moldados, e também de concreto moldado no local.



3. Lajes Nervuradas com Capitéis e Vigas-faixa:
Em regiões de apoio, tem-se uma concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento. Por serem mais frágeis, esses tipos de ruína devem ser evitados, garantindo-se que a ruína, caso ocorra, seja por flexão. Além disso, de acordo com o esquema estático adotado, pode ser que apareçam esforços solicitantes elevados, que necessitem de uma estrutura mais robusta.

Para ler o texto na íntegra e ver mais fotos, clique Aqui.

Recomendo também uma excelente reportagem feita pela Revista Equipe de Obra, que mostra um passo a passo de como empregar o uso de lajes nervuradas, utilizando fôrmas de polipropileno:

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/16/artigo76287-1.asp


Para quem quiser saber mais, recomendo estes links também:

http://www.arq.ufsc.br/labcon/arq5661/trabalhos_2004-2/isopor/lajes_nervuradas.htm

http://www.racer.com.br/sical_015.htm

25 comentários:

Daniel Funchal disse...

Realmente a laje nervurada vem se tornando cada vez mais presente nas soluções estruturais de edificações. Face ao seu custo benefício e características arquitetônicas dos projetos atuais.
Parabéns pelo assunto e divulgação das matérias.

Anônimo disse...

Nesse tipo de laje podemos pensar em usar bloco de concreto celular?
Sou de São Paulo e gostei muito dessa matéria.
O bloco de concreto celular que falo é esse:

http://www.villabrasilrevestimentos.com.br/blocos-de-concreto-celular.html

Unknown disse...

Novo site da segDATA no ar!
Acesse: http://www.segdata.com.br/

emylicardoso disse...

Olá, meu nome e káren, e estou cursando o 3°colegial... pra tentar tirar duvidas de qual carreira seguir os professores montaram grupos, cada qual com uma profissão eu fiquei no grupo de Eng. Civil, e elaborando o trabalho eu fiquei com a parte dos analisar os pontos positivos e negativos.... inpactos ambientais, o que fazer pra amenizar isso...
não tenho orkut, ai fiz esse so pra isso.... mas esta aque meu msn: krenfreitas@hotmail.com
gostaria que pudessem me ajudar em algo
obrigadaa

Anônimo disse...

Sou do http://www.guiadaobra.net e gostaria de propor uma parceria entre o blog e meu site com troca de banners ou links. Por favor, entre em contato comigo.
Abraço
Leandro

Unknown disse...

Oi pessoal!!!

Sou engenheiro civil e este site parece-me muito interessante!!!

Aproveito para divulgar um site de mediação de obras, para quem quiser fazer remodelações, etc. www.CASAVIVA.pt

Abraço e felicidades!!!

Luis Otávio disse...

Parabéns pelo blog, cara! Ótimo demais pra quem vai começar a fazer engenharia civil, pra quem já faz e pra quem tá pensando em fazer. Vale a pena dar uma passadinha aqui, meu irmão vai começar a fazer pelo IESB e já recomendei p ele. Valeu!

Caio Mendes disse...

Olá, realmente essas lajes estão se tornando preferenciais. Acredito que pela dimensão arquitetônica e custo benefício em si. Tenho tido conhecimento que o IESB em Brasília, faculdade de referência aqui, está montando o curso de engenharia deles e investindo pesado e um amigo que irá para lá comentou comigo sebre essas lajes. Muito bom.

Anônimo disse...

Oi, sou da http://www.engenharia10.net e sempre busco mais informações e novidades sobre nosso ramo. Valeu!

Unknown disse...

Existm duas empresas que trabalham expecialidade nestas lajes: Costa Feitosa e JR

Anônimo disse...

Gente...
Comprei na loja www.lojatotalcad.com.br o software Google SketchUp Pro. É um software para apresentações em 3D. Muito legal.
Acho que vão gostar... www.lojatotalcad.com.br

Att.
Silvane

Unknown disse...

Queria so partilhar o meu testemunho relativamente a experiência que tive com a empresa de que o Raul fala acima, a CASA VIVA. Tive de fazer umas obras la em casa...foi excepcional...eles trataram de tudo e, tendo eu pedido orcamentos para alem dos que eles me apresentaram, apercebi-me a CASA VIVA conseguia apresentar melhores preços.
Suponho que o mesmo aconteça com a Illico...por isso, desejo sucesso a todas as empresas deste género, porque, efectivamente, conseguem apresentar os melhores preços...recomendo vivamente!

Lucashangel disse...

Já conhece o SBS Clube Acadêmico?

O SBS Clube Acadêmico é a revista interativa da SBS Livraria Internacional voltada estudantes, professores, pesquisadores e todos que tenham interesse em aumentar seu conhecimento.
Nela você encontra título das mais diversas áreas, como: Artes e Design, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Ciências Exatas, Engenharias, Humanidade, Ciência Sociais e Aplicadas.

Confira: www.sbs.com.br/clubeacademico-digital

A SBS Livraria Internacional é uma produtora e distribuidora de conteúdo que conta com milhares de títulos das mais diversas áreas do conhecimento humano, expresso em qualquer idioma.
Conheça: www.sbs.com.br

Lucashangel disse...

Já conhece o SBS Clube Acadêmico?

O SBS Clube Acadêmico é a revista interativa da SBS Livraria Internacional voltada estudantes, professores, pesquisadores e todos que tenham interesse em aumentar seu conhecimento.
Nela você encontra título das mais diversas áreas, como: Artes e Design, Ciências Biológicas, Ciências da Terra, Ciências Exatas, Engenharias, Humanidade, Ciência Sociais e Aplicadas.

Confira: www.sbs.com.br/clubeacademico-digital

A SBS Livraria Internacional é uma produtora e distribuidora de conteúdo que conta com milhares de títulos das mais diversas áreas do conhecimento humano, expresso em qualquer idioma.
Conheça: www.sbs.com.br

Anônimo disse...

Oi, curso Engenharia Civil à um semestre,estou estudando a respeito de lajes nervuradas, fiz um pequeno texto no qual diz a desvantagem do uso da laje,porém está não se encontra concluído,pois não sei se escrevi certo, ao dizer que: 'A fase de armação da concretagem é demorada e há dificuldade da mesma'.Peço que me corrijam caso eu esteja errada e se não,que confirmem por gentileza,se possível, o mais breve que puderem. Outrem que queiram e possam responder,fico grata.

Excelente trabalho!

Anônimo disse...

esta*

josemar disse...

É necessario hj em dia nos atentarmos em uma construção mais sustentavel,alguém tem alguma idéia sobre isso?

Priscila disse...

Olá, ando lendo seu blog e adoro suas matérias, as acho bem interessante.
Gostaria de uma orientação quanto a cobertura de vagas de garagem. No condomínio onde moro, 14 vagas são descobertas e os moradores estão orçando com diversos fornecedores a cobertura desta garagem, porém, cada um orienta de uma maneira diferente. Procuro alguém que me ajude a definir que materiais devo utilizar sem que corra risco de segurança, levando em consideração que as garanges são no piso Térreo, e embaixo temos 2 subsolos, e é uma área de forte ventos. Outra preocupação dos moradores de anderes mais baixos é quanto o barulho que esta telha irá gerar quando por exemplo, de uma chuva.
Se você puder me dar uma dica, agradeço muito!!
Obrigada

Sabrina Martins disse...

Gostei muito das suas orientações!

Antonio disse...

Uma excelente postagem, devia continuar postando mais artigos com certeza ajudaria assim fica parecendo que não ha atualizações no blog

Unknown disse...

Corte jato de água, maditech
Em meio a muitas pesquisas ,descobri que no Brasil quando o assunto é corte a jato de água muitos preferem não falar do assunto,reparei um documento técnico desta fantástica tecnologia. WWW.maditech.com.br WWW.maditechblospot.com.br

Unknown disse...

http://certificacaoderedebh.blogspot.com.br/

Unknown disse...

http://certificacaoderedebh.blogspot.com.br/

Nivelamento Laser disse...

Tecnologia Laser para construção civil:
www.teodol.com.br
www.nivellaser.com.br
www.nivel-a-laser.com.br

Leandro Freitas de Oliveira disse...

Site bem elaborado como entro em contato com o responsável pelo site se quiser entrar em contato comigo acesse https://www.xn--drywall-rj-servios-nvb.com.br