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sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Viaduto de Millau

No dia 14 de Dezembro de 2004 foi inaugurado o viaduto de Millau, no sul de França. Esta obra faraônica ultrapassa todos os superlativos. E muito justamente. Trata-se da ponte multi-cabos mais alta do mundo e foi montada em tempo recorde.

A sua função é facilitar substancialmente o tráfego do vale do Reno e acabar com as filas intermináveis que todos os anos irritavam as dezenas de milhares de pessoas que partiam ao sul de férias.

O viaduto de Millau é uma construção de uma beleza e de uma elegância excepcionais, que deve as suas qualidades técnicas ao aço de primeira qualidade fornecido pela Arcelor.

As negociações que conduziram à construção desta obra de arte notável levaram mais tempo do que os trabalhos propriamente ditos. Os primeiros estudos preparatórios datam já de 1987, mas foi preciso esperar até 1996 para obter consenso na abordagem técnica e arquitetônica do projeto.

Depois disso, o governo Francês ainda acrescentou dois anos para decidir concessionar a ponte. Em 2001, os responsáveis optaram por um tipo de construção em aço e, a partir de então, tudo foi feito muito rapidamente.



A construção do viaduto de Millau levou apenas 38 meses. Pouco tempo, dadas as dimensões impressionantes da obra. O tabuleiro tem 2.460 metros de comprimento, 32 metros de largura e 4,2 metros de espessura.

A ponte assenta em 7 pilares, sendo o sétimo pilar o mais curto, mas ainda assim com 77 metros de altura. O pilar mais alto é o segundo, com 244,8 metros. Os travamentos entre pilares são suspensos com dois tirantes. Estes tirantes são fixos por séries de 22 aos mastros, que se apoiam nos outros pilares.

Cada mastro ultrapassa o tabuleiro em 87 metros. Por outras palavras, o pilar mais alto e o seu respectivo mastro perfazem 340 metros, ou seja, mais 19 metros que a Torre Eiffel. O tabuleiro passa pelo vale do rio Tarn a 270 metros de altura do solo. Só o tabuleiro da Ponte Gorge no Colorado (EUA) consegue ser ainda mais alta, mas é um outro tipo de ponte, sem mastros.

O viaduto de Millau tem um peso total de 242.000 toneladas, o que é muito pouco no dizer dos especialistas. É a utilização do aço que lhe permitiu tal leveza.


No decurso dos três anos, a Arcelor Flat Carbon Steel Commercial forneceu 7.000 toneladas de aço laminado a quente à Profilafroid, que fabricou 173 elementos da ponte, os quais constituem a espinha dorsal do viaduto. O comprimento desses elementos varia entre os 16 e os 24 metros, mas a sua maior parte estão entre os 23 a 24 metros.

Estes elementos da ponte em aço foram montados no canteiro de obras mesmo antes de ser elevados nos pilares a partir das duas margens do Tarn, a uma velocidade de 8 metros por hora. Esta operação foi efetuada com uma precisão máxima, controlada em permanência por meio de satélites GPS. Foi a 28 de Maio de 2004, exatamente às 14h12min, que se uniram as duas margens.


As vantagens do aço

A estrutura metálica da ponte pesa 36.000 toneladas. Para além do aço laminado a quente, a Arcelor também forneceu outros volumes importantes de chapa e de perfis para a construção da ponte. O viaduto de Millau ilustra perfeitamente as múltiplas capacidades e possibilidades da construção em aço.

A maior parte dos elementos em aço foram soldadas, montadas e pintadas integralmente no solo e, em muitos casos, em oficinas. Trata-se de uma mais-valia no que respeita a qualidade, mas também quanto à segurança. E, sendo um produto chave-na-mão, representa uma redução de custos.

O aço é um material altamente reciclável. As construções em aço são relativamente leves - pesam cerca de duas vezes menos que uma construção em concreto - e necessitam de menor número de caminhões, por consequência, menos combustível e menos poluição atmosférica.

Outro aspecto favorável foi conseguir fundações menos pesadas e reduzir o número de mastros e de cabos para suportar o conjunto, o que tem uma incidência positiva na fatura final.

Deve-se ao Engenheiro Francês Michel Virgoleux a ideia de abraçar o vale do Tarn com uma ponte multi-cabos.

Com a ajuda do arquiteto britânico Lord Norman Foster, que tem reputação internacional com obras como o Reichstag de Berlim, a ponte Millennium em Londres e o Aeroporto Check Lap Kok International em Hong-Kong. Com todas elas, assinou uma obra admirável, que respeita o homem e a natureza.


Texto retirado deste Link.


Vejam também outra excelente matéria sobre o Viaduto de Millau, Clicando Aqui.

Abaixo, o site oficial do Viaduto de Millau:

http://www.leviaducdemillau.com/

5 comentários:

Unknown disse...

Muito bom isso que você vem fazendo. Mostrando o trabalho do engenheiro e principalmente pra quem tem duvidas sobre querer ser engenheiro. Parabéns

Devid™ Britto disse...

André, eu só posso agradecer pelo seus elogios. Tenho procurado sempre trazer o melhor da engenharia para o meu blog.
Muito obrigado mesmo.

Anônimo disse...

Conheci hoje (25 de outubro de 2008) está magnifica obra da engenharia. Vocês não tem noção de como e perfeita.

marceloluxemburgo@hotmail.com

Regina Baron disse...

Adoraria poder fazer parte desta equipe, seus planos, suas estratégias, as dificuldades, a superação, o medo, o inesperado e a vitória sobre todas as coisas....fantástico!!!!

Anônimo disse...

Isso que uma ponte maravilhosa