FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

domingo, 26 de agosto de 2007

Millenium Dome

O Millenium Dome (Domo do Milênio) é uma construção em forma de domo situado no extremo norte da península de Greenwich, na perte sul do rio Tamisa, ao sudeste de Londres. Foi construído em um terreno que estava abandonado há mais de vinte anos, que implicou numa total revitalização desta região na península de Greenwich.

O Millenium Dome foi construído para abrigar uma exposição para celebrar a chegada do terceiro milênio. A exposição foi aberta ao público em 1º de janeiro de 2000 e foi até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Depois deste período a estrutura tornou-se obsoleta, ficando fechada por vários anos, até que em maio de 2005 a empresa de telefonia O2 comprou os direitos de uso do Millenium Dome, renomeando-o para The O2 Arena, que agora abriga vários eventos de música e também eventos esportivos, inclusive com a possibilidade de abrigar algumas das modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.


A Cúpula do Milênio cobre uma área fechada de 100,000 m², tem uma circunferência de um quilômetro, e mede 365m de diâmetro (medida pensada exatamente para representar cada dia do ano) e 50m em seu ponto mais alto. No coração da Cúpula existe uma arena central concebida como um espaço teatral aberto, flexível. Organizado ao redor do perímetro existem edifícios de apoio (entretenimento / restaurantes / lojas) junto com 14 áreas de exibição. Para se ter idéia das proporções desta construção: a Torre Eiffel cabe horizontalmente dentro da Cúpula e a Coluna de Nelson verticalmente. O espaço também acomodaria 10 St Paul ou 13 Albert Halls.


A Cúpula está suspensa por doze mastros de aço de 100m (que representam cada mês do ano), contidos no lugar por mais de 70 km de cabos de reforço. A cobertura é de PTFE coberto de fibra de vidro.
O conceito estrutural de A Cúpula é inovador e simples: cabos de aço tensionados dispostos radialmente na superfície e fixados aos nós por presilhas e cabos de amarração a intervalos de 25 metros.

O trabalho no local começou em junho de 1997, com o transporte de 8,000 peças para as fundações e a construção de uma viga-anel de concreto que marca a circunferência da Cúpula. Foram soldados 1,600 tn de seções de aço para formar os 12 mastros que foram erguidos em outubro de 1997. A construção da rede de cabos e a colocação do tecido de cobertura foi concluída no inicio de 1998. O espaço delimitado pela Cúpula e anexos de serviço estavam prontos para exibição no Outono de 1998 e o edifício foi entregue para o cliente, no prazo exigido pelo contrato, no dia 30 de setembro de 1999.


Ainda que a Cúpula foi projetada principalmente para a Exibição do Milênio em 2000, os materiais escolhidos para construir o edifício têm uma perspectiva de vida muito além que esta exigência mínima. A estrutura primária de mastros e cabos de aço terá um período de vida convencional de 50-60 anos e o design do sistema de ancoragem foi desenvolvido igualmente para uso a longo prazo. O tecido de PTFE com cobertura de fibra de vidro também foi escolhido para sua maior duração (em torno de 25 anos).


Parte do texto acima foi retirado deste Link.


Nenhum comentário: