FR Promotora tem o melhor sistema de Renda Extra

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pesquisa cria tijolos de garrafas pet para a construção de casas

Com um mercado em crescimento acelerado nos últimos anos, as embalagens pet tomaram conta do setor de envasamento. É na forma de garrafas de refrigerante que elas são mais conhecidas, mas o polietileno tereftalato - a resina termoplástica que compõe o pet - pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente e travesseiros.

Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece, afinal o mundo produz em torno de 7 milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários. No laboratório de Engenharia Química, no Centro Tecnológico da UFPA, o recém-graduado Neílton da Silva Tapajós, descobriu mais uma nova função para as garrafas plásticas: a fabricação de tijolos para a construção civil.

O tijolo criado por Neílton foi apresentado como tese de graduação em Engenharia Química e se originou da combinação individual do pet com gesso, cimento, resina cristal e caroço moído de açaí. O melhor resultado para o objetivo proposto, a construção civil, foi alcançado na combinação com o cimento.

Não se trata de reciclagem, pois a garrafa não passa por nenhum processo termoplástico de despolimerização para retirada da resina básica do pet. Neílton trabalhou com a garrafa em estado natural, preferindo as de 600 ml por serem mais compactas e resistentes.

Embutindo três garrafas, ele montou um monobloco plástico que foi envolvido por uma camada de um centímetro e meio de cimento, dentro de uma forma de madeira. Doze horas depois, o cimento estava curado, revelando um tijolo de paredes lisas, com saliências e reentrâncias nas laterais para encaixe de outros tijolos.

Além de encontrar uma nova utilização para um resíduo gerado de forma aceleradamente grande, o tijolo pré-moldado ficou mais resistente com o monobloco em seu interior. Além disso, ao ocupar o lugar do cimento, as garrafas reduzem substancialmente a quantidade de insumo e os custos na construção civil.

O tijolo pode ser empregado na construção de paredes de casas. Ele se enquadra como bloco de vedação definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, para a qual bloco de vedação é todo aquele que consegue suportar a própria carga. Não pode, porém, ser empregado como bloco estrutural, ou seja, como um pilar capaz de suportar o peso de um telhado.

Estudos correlatos realizados no Centro de Formação Tecnológica do Paraná demonstraram que o monobloco pet não sofre nenhuma dilatação no interior do tijolo mesmo quando este é colocado à prova com maçarico a 75º C, temperatura limite para a despolimerização da resina.

Outra afirmação que o recém-graduado pode fazer é quanto ao nível de ruído e calor. "A literatura afirma que o pet é uma barreira térmica. Logo, numa região quente como Belém, a parede construída com esse tipo de tijolo reduziria o calor e tornaria os cômodos da casa mais refrescantes. O sol não conseguiria propagar o calor através da parede. O mesmo é possível dizer quanto ao som", garante.

O engenheiro químico sonha em ver sua invenção empregada na construção de casas populares para pessoas de baixa renda. De acordo com o padrão Cohab, essas habitações medem 5x5 e se constituem em uma grande sala - geralmente dividida pelo proprietário em quarto e cozinha - e banheiro. Com base nas dimensões do tijolo pré-moldado construído por ele, seriam necessários 285 tijolos para cada parede. No total, seriam utilizadas 3.420 garrafas de 600 ml, uma quantidade ínfima comparada ao montante coletado diariamente no lixão do Aurá, o depósito de lixo de Belém.

Como os tijolos foram projetados com saliências e reentrâncias para se encaixarem, a montagem da parede dispensaria cimento na liga entre eles. O resultado seria uma parede lisa que também dispensaria emboço e reboco. Uma camada de argamassa leve seria suficiente para deixar a parede em condições de receber a pintura final, afirma Neílton Tapajós.

Segundo ele, o tijolo de encaixe poderia ser uma excelente alternativa ao problema do déficit habitacional na região metropolitana de Belém, que atingiu a 117 mil casas. "Como se trata de tecnologia simples, a própria população poderia construir o tijolo, precisando tão somente de garrafas pet, cimento e a forma de madeira fácil de construir", explica. Para agilizar a produção de tijolos em relação ao tempo de 12 horas para a cura do cimento, ele pensa numa grande forma que permita a construção de fileiras de tijolos.


Para ver o texto na íntegra, Clique Aqui.


quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Estádio Olímpico de Shenyang

O estádio olímpico de Shenyang, é mais uma construção para os Jogos olímpicos de Pequim. O novo estádio foi constrído no lugar do Wulihe Stadium construído no ano de 1989, com capacidade para 65000 pessoas, que foi implodido para dar lugar ao novo estádio.
Vejam abaixo fotos do antigo estádio:


Vejam também um vídeo que mostra a demolição do Wulihe Stadium:



O novo estádio terá capacidade para 60000 pessoas a abrigará partidas de futebol durante as Olimpíadas. Ao lado do estádio também será construído uma quadra de tênis, com 4000 lugares e um ginásio com capacidade para 10000 pessoas.
Vejam abaixo, fotos do estádio olímpico, feitas entre março e julho de 2007:




quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Represa Hoover

A Represa Hoover é uma represa feita sobre o curso do Rio Colorado, na fronteira entre os estado de Arizona e Nevada, nos Estados Unidos. Está situada a 48 km a sudeste de Las Vegas, Nevada.
A represa foi nomeada em homenagem a Herbert Hoover, que teve um papel muito importante para a construção da represa. Herbert Hoover foi o 31º presidente dos EUA, entre os anos de 1929 e 1933. O lago criado pela represa recebeu o nome de Lago Mead, uma homenagem a Elwood Mead, o engenheiro que projetou a represa.
Sua construção foi iniciada em 20 de abril de 1931 e concluída em 1º de março de 1936, dois anos antes do previsto, ao custo total de 49 milhões de dólares (676 milhões atuais, ajustados pela inflação).



Ficha Técnica:

Altura: 221,4 metros
Largura: 379,2 metros
Espessura: 200 metros na base e 15 metros no topo
Concreto utilizado: 3,3 milhões de m³
Potência: 2080 megawatts
Área do lago represado: 692 km²
Volume represado: 35,2 km³

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Resíduos sólidos da Construção

Estados e municípios recebem manual sobre aterros para resíduos

Os resíduos da construção civil e de demolições, como pedras, cimento, areia e tijolos, representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. Segundo o levantamento, os domicílios brasileiros são responsáveis por 28% dos resíduos produzidos no país, enquanto outros setores geram os 11% restantes.

A construção civil e as demolições geram no Brasil 90 milhões de toneladas de lixo por ano, que devem ser depositadas em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios, de acordo com a Resolução 307, de 2002, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Para orientar os órgãos e conselhos estaduais e municipais de meio ambiente sobre a criação de normas de licenciamento de áreas que vão receber o lixo gerado pela construção civil, os ministérios das Cidades e do Meio Ambiente lançaram o manual "Áreas de Manejo de Resíduos da Construção Civis e Resíduos Volumosos”. A publicação é resultado do Seminário Licenciamento Ambiental de Destinação Final de Resíduos Sólidos realizado em 2006.

O entulho da construção civil não representa grandes riscos ambientais. No entanto, muitas cidades brasileiras sofrem graves impactos ambientais provocados pela intensa deposição irregular de resíduos da construção e demolição.

De acordo com o consultor do Ministério das Cidades Tarcísio de Paula Pinto, todos os estados brasileiros, exceto os da Região Norte, estão avançando na adoção de medidas para criar áreas apropriadas para o lixo da construção civil.

“Metade dos municípios pólo-regionais de São Paulo e cidades como Belo Horizonte e Uberlândia (MG); Porto Alegre (RS); Fortaleza (CE); Joinville (SC) e São Gonçalo (RJ) já têm legislação específica e instalações receptoras e valorizadoras por reciclagem dos resíduos recebidos”, informou Tarcísio Pinto.

Para ele, o licenciamento de áreas de triagem e reciclagem para o lixo da construção civil permitirá que o material que hoje está sendo enterrado seja reutilizado. “De acordo com a norma brasileira, os lixões passaram a ser áreas de triagem, de reciclagem e aterros. É um processo todo novo, que vai permitir que terra, areia, pedra, madeira e ferro, que vêm sendo enterrados de forma contínua, que esse material todo posso retornar para a construção, de forma absolutamente vantajosa”, afirmou.

Tarcísio Pinto explicou que a maior parte de resíduos da construção civil é gerada por reformas em residências (59%), seguida pela construção de novos prédios (21%) e casas (20%).

Ele acredita que, com o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo governo federal, as grandes obras infra-estrutura devem ser retomadas, o que aumentará a geração de lixo desse setor. O manual está disponível no site dos ministérios do Meio Ambiente e das Cidades.

Fonte:

http://www.superobra.com/


domingo, 26 de agosto de 2007

Millenium Dome

O Millenium Dome (Domo do Milênio) é uma construção em forma de domo situado no extremo norte da península de Greenwich, na perte sul do rio Tamisa, ao sudeste de Londres. Foi construído em um terreno que estava abandonado há mais de vinte anos, que implicou numa total revitalização desta região na península de Greenwich.

O Millenium Dome foi construído para abrigar uma exposição para celebrar a chegada do terceiro milênio. A exposição foi aberta ao público em 1º de janeiro de 2000 e foi até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Depois deste período a estrutura tornou-se obsoleta, ficando fechada por vários anos, até que em maio de 2005 a empresa de telefonia O2 comprou os direitos de uso do Millenium Dome, renomeando-o para The O2 Arena, que agora abriga vários eventos de música e também eventos esportivos, inclusive com a possibilidade de abrigar algumas das modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.


A Cúpula do Milênio cobre uma área fechada de 100,000 m², tem uma circunferência de um quilômetro, e mede 365m de diâmetro (medida pensada exatamente para representar cada dia do ano) e 50m em seu ponto mais alto. No coração da Cúpula existe uma arena central concebida como um espaço teatral aberto, flexível. Organizado ao redor do perímetro existem edifícios de apoio (entretenimento / restaurantes / lojas) junto com 14 áreas de exibição. Para se ter idéia das proporções desta construção: a Torre Eiffel cabe horizontalmente dentro da Cúpula e a Coluna de Nelson verticalmente. O espaço também acomodaria 10 St Paul ou 13 Albert Halls.


A Cúpula está suspensa por doze mastros de aço de 100m (que representam cada mês do ano), contidos no lugar por mais de 70 km de cabos de reforço. A cobertura é de PTFE coberto de fibra de vidro.
O conceito estrutural de A Cúpula é inovador e simples: cabos de aço tensionados dispostos radialmente na superfície e fixados aos nós por presilhas e cabos de amarração a intervalos de 25 metros.

O trabalho no local começou em junho de 1997, com o transporte de 8,000 peças para as fundações e a construção de uma viga-anel de concreto que marca a circunferência da Cúpula. Foram soldados 1,600 tn de seções de aço para formar os 12 mastros que foram erguidos em outubro de 1997. A construção da rede de cabos e a colocação do tecido de cobertura foi concluída no inicio de 1998. O espaço delimitado pela Cúpula e anexos de serviço estavam prontos para exibição no Outono de 1998 e o edifício foi entregue para o cliente, no prazo exigido pelo contrato, no dia 30 de setembro de 1999.


Ainda que a Cúpula foi projetada principalmente para a Exibição do Milênio em 2000, os materiais escolhidos para construir o edifício têm uma perspectiva de vida muito além que esta exigência mínima. A estrutura primária de mastros e cabos de aço terá um período de vida convencional de 50-60 anos e o design do sistema de ancoragem foi desenvolvido igualmente para uso a longo prazo. O tecido de PTFE com cobertura de fibra de vidro também foi escolhido para sua maior duração (em torno de 25 anos).


Parte do texto acima foi retirado deste Link.


sábado, 25 de agosto de 2007

Grande Teatro Nacional de Pequim

O Grande Teatro Nacional (National Grand Theater), também conhecido como "O Ovo", é uma casa de ópera situada em Pequim, China. Foi projetado pelo arquiteto francês Paul Andreu ao custo total de aproximadamente 325 milhões de dólares. O teatro tem capacidade total para 6500 pessoas e ocupa uma área de 200.000 metros quadrados. Sua construção foi concluída em junho deste ano.
O que mais chama atenção no teatro é o seu domo externo, feito de titânio e vidro, cercado por um lago artificial, que foi criado para que desse a impressão de que o teatro "flutua" na água. O teatro conta com salões para ópera, música, drama e exibições de arte. Ainda conta com um estacionamento subterrâneo com capacidade para quase 1000 veículos e 1400 bicicletas que conta também com acesso para o interior do teatro.

Abaixo, fotos do teatro:



Vejam também o site oficial do Grande Teatro Nacional:

http://www.nationalgrandtheater.com/


quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Conversa para Engenheiros

Bem, não vou dizer do que se trata os slides abaixo, mas antecipo que mostram uma coisa bem interessante. Vejam e tirem suas conclusões.






quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Ginásio Nacional

O Ginásio Nacional é mais uma construção inteiramente nova feita para as olimpíadas de Pequim. Abrigará durante as olimpíadas as provas de Ginástica Artística, Trampolim e Handebol.
Sua construção começou em maio de 2005 e está previsto para ser concluído no final deste ano. Ele foi construído exatamente ao lado do Centro Nacional de Natação e também é próximo ao Estádio Nacional. Sua capacidade será de 19000 espectadores.
Após os jogos olímpicos o Ginásio poderá ser usado para várias competições esportivas, além das três competições das olimpíadas.


Vejam abaixo fotos do ginásio feitas em maio deste ano:




terça-feira, 21 de agosto de 2007

Implosões

Hoje trago dois vídeos com implosões que ocorreram nos EUA. O primeiro é do Lanmark Tower, em Fort Worth, Texas, prédio que tinha mais de 100 metros de altura. E o segundo é da implosão do Kingdome, um estádio que ficava na cidade de Seattle, Washington.








sábado, 18 de agosto de 2007

A profissão de Engenheiro

Essa postagem é pra quem ainda não decidiu que carreira irá seguir, e tem a Engenharia Civil como uma das prováveis opções. Os slides abaixo podem dar uma mãozinha na decisão. Vejam.






sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ponte de Donghai

A Ponte de Donghai, em português, Ponte do Mar Oriental, situa-se na República Popular da China e liga o novo porto da cidade de Xangai, Luchaogang, às ilhas Yangshan, onde está em construção um gigantesco porto de águas profundas.
É a segunda maior ponte do mundo sobre o mar, medindo 31,5 km no total, dos quais 24,6 quilômetros sobre as águas.

Mar com profundidade de 5 a 10 metros, assolado por ventos fortes e ondas de 6 metros, e com uma variação de 5 metros entre marés, foram apenas algumas das dificuldades com que a execução de um projeto desta envergadura se defrontava. O os técnicos consideravam que haveria apenas a possibilidade de trabalhar no exterior em 180 dias por ano, apontando para um tempo de construção de sete a oito anos.


Iniciada a 26 de Junho de 2002, a estrutura em si seria acabada em 26 de Maio de 2005, menos de três anos após o seu início, estabelecendo um recorde de rapidez na construção, apesar dos ventos, marés e furacões que se abateram sobre o local dos trabalhos. Os acabamentos, que consistiram na asfaltagem e instalação de equipamentos de sinalização e de segurança, foram concluídos em seis meses.
Apenas três anos e meio depois de ter sido iniciada, a ponte seria inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2005.

6 000 operários, engenheiros e técnicos, remunerados muito acima da média chinesa, com horários de 12 horas de trabalho e habitando na própria ponte à medida que ela ia sendo construída, contribuíram sem dúvida para este "milagre", ao qual não terá também sido alheia a organização perfeita e a adequada gestão de toda esta mão de obra.


Ficha técnica

Comprimento total : 31,5 km ( em três seções: aproximação sul 2,4 km + 24,6 km sobre o mar + 4,5 km de ligação às ilhas).
Largura da via : 31,5 m ( 33 metros nas pontes suspensas ).
Vias de tráfego : 6 vias de circulação + 2 vias laterais de emergência.
Pilares : 670 séries espaçadas de 50 m + 2 torres.
Tabuleiro : 670 seções pesando cada um 1 600 toneladas colocados com uma margem de erro máxima de apenas 5 mm. Foram necessárias 100 000 toneladas de asfalto para o revestimento.
Ponte suspensa principal : comprimento de 420 m, altura das torres de 159 m e altura do tabuleiro acima das águas de 40 m (possibilitando assim a passagem de navios de qualquer porte).
Custo total: 1,1 bilhão de euros.

Texto retirado deste Link.

Para ver mais fotos da ponte, acesse o endereço abaixo:

http://www.stephanecompoint.com/11,465.html

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Burj Al Arab Hotel

Depois de ter falado de várias construções no Dubai, hoje vou falar da que talvez seja a mais famosa de todas nos Emirados Árabes Unidos; o Burj Al Arab Hotel, prédio que é o 18º maior do mundo. O hotel mais caro do mundo, é uma das maiores atrações em Dubai. Parece um veleiro ancorado. Tem 321 metros de altura, levou quatro anos para ficar pronto e custou a ninharia de US$ 6 bilhões.

Situado 15 km ao Sul da cidade de Dubai, o hotel Burj Al Arab e o parque aquático Wild Wadi são parte de uma ilha artificial distante 280 metros da praia, à qual está ligada por uma via de acesso em curva. A construção começou em 1994, sobre pilares enterrados a até 40 metros abaixo do leito subaquático. Com 321 metros de altura, é mais alto que a da Torre Eiffel e apenas 60 metros menor que o edifício Empire State, de New York.


A fachada que dá a forma ao veleiro foi produzida em tela dupla de fibra de vidro protegida com Teflon, sendo a primeira vez que tal tecnologia foi usada verticalmente dessa forma e nessa extensão em qualquer edifício do mundo. Mantém-se branca durante o dia e é usada para formar um arco-íris de mostradores iluminados à noite, "criando um brilhante prólogo para as maravilhas que esperam o hóspede em seu interior", como explicam os responsáveis pelo empreendimento.



No hall, uma fonte de vários lances, dispostos como degraus, solta jatos d'água numa coreografia sincronizada, iluminada, à noite, por luzes coloridas. De cada lado, aquários altíssimos, com peixes de água salgada, fazem às vezes de parede.

Todo o hotel é um espanto. As fachadas brancas são compensadas pelo exuberante colorido interior. Dentro, o dourado domina. Nos mosaicos dos pisos e das paredes, nas largas molduras de quadros e de elevadores, nos metais, nos detalhes e nos objetos decorativos. E tudo o que brilha é banhado a ouro. Tapetes e carpetes feitos à mão são macios; os sofás, suntuosos. O luxo é evidente, avassalador.

O texto acima foi retirado deste Link.

Vejam abaixo várias fotos das acomodações do hotel:




Abaixo, um vídeo que mostra como foi a construção do Burj Al Arab:




Vejam também o site oficial:

http://www.burj-al-arab.com/